.posts recentes

. felicidade

. O mundo em miniatura

. "A minha próxima vida" de...

. Evolução da Guerra e da R...

. Sabes que estás a viver e...

. Portugal: A peaceful coun...

. O que fará os animais fel...

. Tonalidades

. Cores

. Christmas is everywhere!

.Fevereiro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
26
27

28


.arquivos

. Fevereiro 2010

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Fevereiro 2007

. Dezembro 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Julho 2005

. Abril 2005

. Agosto 2004

. Maio 2004

. Janeiro 2004

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags

.Fazer olhinhos

.subscrever feeds

.Last.fm

.as minhas fotos

blogs SAPO
Domingo, 4 de Fevereiro de 2007

Tonalidades

Quente

Quente refere-se ao vermelho na sua saturação completa na roda das cores; é o vermelho no seu ponto mais forte.

Cores quentes são projectadas para fora e atraem atenção. Por esta razão vermelho é usado na sinalização gráfica e no design. Cores quentes são mais fortes e agressivas e parecem vibrar no seu próprio espaço. O poder das cores quentes afecta as pessoas de várias formas tais como aumentando a pressão sanguínea e estimulando o sistema nervoso.

 

Frio

Frio refere-se a um azul completamente saturado. No seu mais brilhante é dominador e forte.

Cores frias lembram gelo e neve. Os sentimentos gerados por cores frias – azul, verde e azul-verde – são directamente opostas aos gerados pelas cores quentes; azuis frios diminuem o metabolismo e aumento a sensação de calma. Quando postas uma contra a outra, cores frias e cores quentes vibram com fogo no gelo.

 

Morno

Todas as tonalidades que contêm vermelho são quentes. É a adição do amarelo ao vermelho que torna as cores mornas diferentes das cores quentes. Cores mornas como a vermelho-laranja, laranja, e amarelo-laranja, contêm sempre uma mistura de vermelho e amarelo na sua composição e incluem uma porção maior do espectrum emocional.

Cores mornas são confortantes, espontâneas e acolhedoras. Como o pôr-do-sol, as tonalidades mornas irradiam o exterior e rodeiam tudo ao alcance.

 

Fresco

Cores frescas são baseadas no azul. Elas diferem das cores frias porque têm uma adição de amarelo à sua coposição, o que cria o amarelo-verde, verde e azul-verde. Cores frescas, tais como turquesa azul , verde abundante, são vistas na natureza.

Como o crescimento da Primavera, elas fazem-nos sentir renovadas. Livre de medo e ansiedade, calmas, estas tonalidades providenciam profundidade e conforto. Cores frescas são como nadar numa pisciana tropical e refrescante.

 

Claridade

Cores claras são os pastéis mais pálidos. Eles têm a sua clareza a partir da ausência de cor visível na sua composição e são quase transparentes. Quando a claridade aumenta, variações entre diferentes tonalidades diminuem.

Cores claras abrem o ambiente e sugerem ar, descanso e liquidez. Elas também se assemelham com cortinas ondulantes nas janelas e enviam uma mensagem de relaxamento.

 

Escuridão

Cores escuras são tonalidades que contêm o preto na sua composição. Elas fecham o espaço e fazem-no parecer mais pequeno. Cores escuras são concentradas e sérias nos seus efeitos. Sazonalmente elas reflectem Outono ou Inverno. Combinado cores claras e cores escuras é uma forma comum e dramática de representar os opostos na natureza, tais como a noite e o dia.

 

Pálido

Tonalidades pálidas são os pastéis mais suaves. Elas contêm pelo menos 65% de branco na sua composição e têm uma tonalidade decrescente que normalmente é referida como suave e romântica.

Cores pálidas, como pérola, azul suave e o rosa sugerem gentileza. Elas podem ser vistas nas nuvens como uma luz clara e suave ou nas cores de lavanda da enevoada manhã. Porque são cores calmas, azuis pálidos são normalmente usados em espaços interiores.

 

Brilhante

O montante de cor pura no interior da tonalidade determina o seu brilho. A claridade das cores brilhantes é atingida pela omissão de cinzento ou preto. Azuis, vermelhos, amarelos e laranjas são cores cheias de brilho.

Cores brilhantes são vívidas e atraem atenção. O autocarro amarelo da escola, um monte de balões coloridos, o nariz vermelho do palhaço, nunca passam despercebidos. Inebriante e alegres, cores brilhantes são perfeitas para serem usadas em pacotes, moda ou publicidade.

sinto-me: Apaixonada

publicado por Rute às 18:49

link do post | comentar | favorito
|